O consumo sustentável caminha para ser o modelo de consumo hegemônico e cada vez mais os consumidores influenciam as empresas de moda a optar por ações sociais e ambientais. Nesse contexto, empresas que apoiam causas socioambientais têm se beneficiado e sua procura por parte do público, especialmente mais jovem, tem aumentado exponencialmente.
Estudos e análises, como os coordenados por Fátima de Carvalho e Leonardo Zeitune, trazem atuais percepções sobre a moda sustentável e seu impacto no consumo. Hoje, iremos explorar um pouco destes artigos e mostrar para você formas de unir a sustentabilidade com a indústria da moda.
O que é sustentabilidade ambiental?
Por definição, a sustentabilidade ambiental é “o uso responsável dos recursos naturais para garantir que eles sejam aproveitados também pelas próximas gerações”. Este conceito, pode ser mais bem definido através do que chamamos de “tripé da sustentabilidade”
O tripé da sustentabilidade é composto por três pilares: O social, o ambiental e o econômico. Ou seja, segundo o tripé, para uma empresa ou entidade trabalhar de forma sustentável ela deve ser capaz de trabalhar visando a parte econômica, seus impactos ambientais e suas relações com a sociedade ao seu redor.
Para os consumidores, a sustentabilidade tem se tornado um dos maiores decisores na hora de escolher por um produto ou serviço, estudos mostram que o “consumidor sustentável” vem tomando suas decisões com base em princípios como:
- Optar por materiais que são, reciclados, recicláveis ou biodegradáveis;
- Comprar de negócios cujo processo produtivo consome energia limpa e não desperdiça água ou recursos naturais;
- Priorizar para fornecedores que oferecem condições de trabalho dignas;
- Comprar apenas produtos necessários e duráveis;
Dados sobre o consumo consciente
Mais do que percepções vagas, uma ampla variedade de estudos e pesquisas nos trazem dados interessantes sobre as preocupações do público da indústria têxtil. Segundo o relatório da Moda Com Verso, em 2022, cerca de 85% dos consumidores alegam dar preferência a produtos de empresas que apoiam causas sociais e ambientais.
Outro dado proveniente do mesmo relatório e que chamou a atenção do setor foi o de consumidores que estão dispostos a pagar um valor maior por produtos de empresas que se comprometem com causas sociais e ambientais.
Em 2022, mais de 75% dos consumidores indicaram que pagariam entre 5% e 20% a mais em produtos de empresas que enfrentam problemas sociais e ambientais, como o racismo e o desmatamento.
Como vimos, adaptar a produção de sua empresa a meios ecologicamente corretos, além de ajudar o meio ambiente, pode trazer lucro e colocar seu produto no radar dos consumidores mais atentos, permitindo que você explore novos nichos de mercado, como o da moda sustentável.
Uma ótima maneira de adaptar sua produção e torná-la sustentável é optar por parceiros e fornecedores cuja prioridade é promover uma cadeia produtiva ecologicamente correta, como a Endutex. Aqui, nós aliamos moda e sustentabilidade, encontrando sempre o equilíbrio necessário para trazer tecnologia, performance a processos sustentáveis.
Conheça nossa empresa e suas medidas sustentáveis, confira também nossos produtos, especialmente a Linha Bio, desenvolvida de materiais de origem vegetal, orgânico e reciclado, com zero emissão de agentes químicos. Saiba mais!
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