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Entenda o que é tendência de moda e como ela se dissemina na sociedade

Em todas as áreas do mercado, as tendências se colocam como fator determinante para a inovação e a manutenção da relevância de negócios, indicando a direção da empresa para atender as necessidades de consumo de seus clientes. Com a moda, esta percepção é ainda mais evidente, sendo algo diretamente relacionado com o sucesso de vendas de uma marca, independente do tipo de produto comercializado por ela. Neste artigo, vamos explicar o que é a tendência de moda, como ela é definida e como se reflete na sociedade. Confira!

O que é tendência de moda

São conceitos norteadores sobre o mercado e as preferências de consumo da sociedade, identificada através de pesquisas de tendências. Após o estudo feito com um grupo de consumidores, são analisadas as expectativas destes, juntamente com seus estilos de vida e quais suas demandas. Estes dados econômicos e socioculturais ditam a direção que o setor criativo terá como referência para criar novas coleções.

Desta forma, dentro do segmento, a tendência de moda é um conceito atrelado à forma como a sociedade consumirá nos períodos subsequentes. Ela se refere nos calçados, acessórios, peças de roupas, cores e tecidos que serão utilizados em coleções, sejam estas voltadas ao público consumidor em geral (popular) ou mesmo para um público exclusivo.

Definindo tendências para a moda

Para definir as tendências de uma coleção, é necessário entender o que são as macrotendências e as microtendências. Enquanto a primeira trata de conceitos de longo prazo e mais amplos que se referem ao comportamento do mercado em si, a segunda se refere aos elementos e estilos aplicados destas no setor criativo para a criação das coleções para as próximas temporadas. Um exemplo claro disto é o apego ao meio ambiente (macrotendência) e como ele fomenta tendências temporais, tais quais o uso de tons terrosos, verdes e florais em coleções de moda (microtendência).

A tendência na sociedade e os ciclos da moda

Além disso, as tendências de moda se colocam na sociedade de diferentes formas. Isto porque elas podem se disseminar de formas diferentes. Na primeira, também chamada de Trickle Down, ela sai dos desfiles em peças conceituais para tomar a classe média/alta e, por fim, massificar no público em geral. Já no segundo processo, chamado de Bubble Up, a tendência começa em movimentos emergentes ou fenômenos culturais até tomar a classe média/alta e as marcas mais exclusivas.

Um exemplo clássico de Bubble Up é a moda Grunge que surgiu nos anos 1990, composta pelas tradicionais flanelas xadrez, calças jeans rasgadas e sapatos pesados, como coturnos e botas. Já atualmente, o street style trouxe de volta o mocassim de salto baixo, uma peça coringa para qualquer look e com foco no conforto para o dia a dia.

Vale destacar que também há um processo de disseminação de tendências chamado Trickle Across que tem na velocidade da internet e na globalização as suas principais características. Nele, a tendência se facilmente se torna massificada, saindo das passarelas direto para as lojas, pulando algumas das etapas consideradas até então como padrão.

Por fim, as tendências de moda, principalmente as microtendências, são cíclicas. Ou seja, são renovadas e renováveis, permitindo a retomada de conceitos adaptáveis ao longo dos anos.

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