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Como a indústria da moda tem se posicionado dentro do Metaverso

O Metaverso chegou para ficar. Temos que nos adaptar e enxergar as oportunidades que esse novo mundo digital nos proporciona. Mas afinal, como a moda tem se unido ao Metaverso?

Descubra nesse post tudo o que você precisa saber sobre este conceito que promete ser revolucionário em nossa sociedade.

  • O que é o Metaverso?

É o termo usado para designar uma rede de diferentes mundos e ambientes virtuais existentes. O propósito do Metaverso está em conectar as pessoas nestes espaços, que muitas vezes buscam simular a realidade. Um dos mais citados nos últimos meses é o Meta, do Facebook.

O Metaverso usa de aparelhos como óculos de realidade virtual ou manoplas digitais para aumentar o nível de imersão do usuário, embora estes acessórios não sejam um requisito para acessar ambientes digitais.

  • Qual a origem deste termo?

O termo foi cunhado pelo escritor Neal Stephenson em seu romance de ficção-científica “Snow Crash” do ano de 1992. A palavra é uma junção dos termos “meta”, que significa “além” e do substantivo “universo”. Na obra as personagens usam avatares para entrarem em um universo digital, escapando assim das mazelas de um futuro distópico.

  • Metaverso e o mundo da moda

Como era de se esperar, os mais diversos setores da indústria enxergaram a potencialidade no futuro deste universo virtual e começaram a explorar suas opções. E com a moda não seria diferente.

A primeira grife a apostar nessa ideia foi a francesa Louis Vuitton. Em colaboração com a Riot Games, em 2019 a grife lançou uma coleção de roupas para avatares do jogo League of Legends, um dos jogos com maior número de gamers no mundo.

Com o passar do tempo, outras grifes têm se atentado a possibilidade de criar universos inteiros dentro da internet, como foi o caso da Gucci. Em parceria com a plataforma Roblox, que permite a criação de ambientes virtuais, a marca lançou um verdadeiro mundo, chamado de Gucci Garden Experience. Este projeto permite que os jogadores entrem em um jardim exclusivo da grife italiana, permitindo inclusive a compra virtual de peças.

Além de ações promovidas pelas marcas, também existem plataformas elaborando eventos de moda que acontecem totalmente no mundo virtual, como é o caso da Decentreland. A plataforma lançou em março de 2022 o seu primeiro Fashion Week, que contou com desfiles de marcas renomadas como Dolce & Gabanna, Paco Rabanne e Tommy Hilfiger.

  • Fashion Week Virtual

As grifes desfilaram com peças desenvolvidas especialmente para o Metaverso, explorando as possibilidades criativas do mesmo. Durante Fashion Week da plataforma, a Decentreland também fez a comercialização de peças das marcas desenvolvidas para os avatares virtuais de seus jogadores.

Atualmente a moda tem se mostrado cada vez mais presente no mundo virtual e muitos apostam que esse será o futuro do segmento de alta-costura, aumentando cada vez mais a integração do mundo real com o digital.

Agora que você entendeu como a moda tem se unido ao Metaverso, siga acompanhando mais notícias relacionadas a este universo e suas inovações. Conheça também nossas linhas e coleções de materiais sintéticos para o segmento da moda!