O Metaverso chegou para ficar. Temos que nos adaptar e enxergar as oportunidades que esse novo mundo digital nos proporciona. Mas afinal, como a moda tem se unido ao Metaverso?
Descubra nesse post tudo o que você precisa saber sobre este conceito que promete ser revolucionário em nossa sociedade.
É o termo usado para designar uma rede de diferentes mundos e ambientes virtuais existentes. O propósito do Metaverso está em conectar as pessoas nestes espaços, que muitas vezes buscam simular a realidade. Um dos mais citados nos últimos meses é o Meta, do Facebook.
O Metaverso usa de aparelhos como óculos de realidade virtual ou manoplas digitais para aumentar o nível de imersão do usuário, embora estes acessórios não sejam um requisito para acessar ambientes digitais.
O termo foi cunhado pelo escritor Neal Stephenson em seu romance de ficção-científica “Snow Crash” do ano de 1992. A palavra é uma junção dos termos “meta”, que significa “além” e do substantivo “universo”. Na obra as personagens usam avatares para entrarem em um universo digital, escapando assim das mazelas de um futuro distópico.
Como era de se esperar, os mais diversos setores da indústria enxergaram a potencialidade no futuro deste universo virtual e começaram a explorar suas opções. E com a moda não seria diferente.
A primeira grife a apostar nessa ideia foi a francesa Louis Vuitton. Em colaboração com a Riot Games, em 2019 a grife lançou uma coleção de roupas para avatares do jogo League of Legends, um dos jogos com maior número de gamers no mundo.
Com o passar do tempo, outras grifes têm se atentado a possibilidade de criar universos inteiros dentro da internet, como foi o caso da Gucci. Em parceria com a plataforma Roblox, que permite a criação de ambientes virtuais, a marca lançou um verdadeiro mundo, chamado de Gucci Garden Experience. Este projeto permite que os jogadores entrem em um jardim exclusivo da grife italiana, permitindo inclusive a compra virtual de peças.
Além de ações promovidas pelas marcas, também existem plataformas elaborando eventos de moda que acontecem totalmente no mundo virtual, como é o caso da Decentreland. A plataforma lançou em março de 2022 o seu primeiro Fashion Week, que contou com desfiles de marcas renomadas como Dolce & Gabanna, Paco Rabanne e Tommy Hilfiger.
As grifes desfilaram com peças desenvolvidas especialmente para o Metaverso, explorando as possibilidades criativas do mesmo. Durante Fashion Week da plataforma, a Decentreland também fez a comercialização de peças das marcas desenvolvidas para os avatares virtuais de seus jogadores.
Atualmente a moda tem se mostrado cada vez mais presente no mundo virtual e muitos apostam que esse será o futuro do segmento de alta-costura, aumentando cada vez mais a integração do mundo real com o digital.
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